O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou que a expansão da Linha 5-Lilás do Metrô até o Jardim Ângela seguirá adiante, independentemente da assinatura de Lula (PT). Em uma postagem na rede social X, Tarcísio escreveu: “Almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a Linha 5 do Metrô até o Jardim Ângela já está assinado”. A declaração ocorreu após Lula, em visita a São Paulo, ter dito que naquele momento não assinaria o documento da expansão durante um evento com Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL-PT à prefeitura.
O termo de aditivo para a elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos foi assinado por Tarcísio em 21 de junho. O projeto, com um investimento de R$ 3,4 bilhões, inclui a construção de duas novas estações, Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, e beneficiará cerca de 150 mil pessoas por dia com a extensão de 4,3 km. “Essa obra vai ligar o Jardim Ângela e toda a Zona Sul com o resto da cidade, melhorando a vida de milhares de pessoas”, destacou o governador após a assinatura do contrato.
No evento recente, Lula tentou dar a entender que sem sua assinatura o projeto não avançaria, mas a postagem de Tarcísio desmente essa alegação, sinalizando que o projeto, que faz parte do programa SP nos Trilhos e inclui diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros e cargas no estado, avança conforme previsto. A expansão da Linha 5-Lilás está programada para começar no primeiro trimestre de 2025 e ser concluída em 2028, aumentando a capacidade diária da linha para 650 mil usuários.