Deputados apresentaram um recurso para que o plenário da Câmara analise a decisão do Conselho de Ética de arquivar um processo disciplinar contra André Janones (Avante-MG). A representação feita pelo PL pede uma punição ao parlamentar por suposto envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, conhecido como ‘rachadinha’.
O requerimento já protocolado tem 62 assinaturas e é considerado inédito em toda a história do conselho. Segundo a secretaria do órgão, esta é a primeira vez que uma decisão preliminar tomada pelos membros do colegiado é questionada via recurso.
Em 5 de junho, a comissão arquivou a o caso por 12 votos a 5. Caso o plenário aceite o pedido da oposição, o parecer do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), pelo arquivamento do processo, seria anulado e o Conselho de Ética teria que retomar a análise.
O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo justificou o arquivamento por entender que os supostos atos de Janones ocorreram antes do atual mandato. Já o deputado do Avante nega as acusações e afirma que o processo de cassação é uma perseguição política.