O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou no sábado (25) que não teme o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por “acreditar em Deus”. A declaração foi dada durante a Marcha para Jesus, evento evangélico realizado no Rio de Janeiro, dois dias após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidir manter Castro no cargo por 4 votos a 3. A procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, no entanto, anunciou que recorrerá ao TSE contra a decisão.
A decisão do TRE-RJ também absolveu o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (PL-RJ). Os juízes entenderam que não houve abuso de poder político e econômico que justificasse a condenação no âmbito eleitoral, apesar das alegações de irregularidades em folhas de pagamento da Fundação Ceperj e da Uerj durante a campanha de 2022.
Após a absolvição, Cláudio Castro afirmou ao jornal O Globo que o julgamento no TSE ainda está distante. “Eu sempre acreditei na Justiça. Não temo resultado desfavorável no TSE. Quem acredita em Deus como eu não pode temer nada”, declarou Castro, ao lado do pastor Silas Malafaia. A procuradora Neide Cardoso de Oliveira, por sua vez, ressaltou que as provas apresentadas durante o julgamento no TRE-RJ são suficientes para justificar o recurso ao TSE, conforme reportado pela CNN Brasil.