O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fará uma viagem à Arábia Saudita e ao Egito esta semana para avançar nas negociações destinadas a alcançar um cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas em Gaza.
Blinken está agendado para se encontrar na quarta-feira em Jeddah com representantes sauditas e na quinta-feira estará no Cairo para conversar com as autoridades egípcias, disse seu porta-voz, Matthew Miller.
Durante sua visita, Blinken tocará “os esforços para alcançar um acordo de cessar-fogo imediato que garanta a libertação de todos os reféns restantes, intensifique a ajuda humanitária a Gaza e coordene os esforços pós-conflito na região”, disse Miller em um comunicado.
Além disso, Blinken discutirá a necessidade de estabelecer “uma via política para o povo palestino com garantias de segurança para Israel e uma arquitetura para a paz e segurança sustentáveis na região”, acrescentou.
A decisão de Blinken de viajar à região ocorre em um momento em que foram observados alguns sinais de progresso nas negociações para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Os Estados Unidos também estão pressionando Israel para evitar uma operação de grande envergadura na cidade de Rafah, no sul de Gaza, na fronteira com o Egito, onde reside uma população de um milhão e meio de pessoas.
Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve uma conversa com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira, na qual discutiram a situação em Israel e Gaza, incluindo a crise em Rafah e os esforços para aumentar a ajuda humanitária em Gaza.