O ex-presidente Donald Trump lidera sobre o presidente Joe Biden em seis dos oito estados-pêndulo de 2024 (os estados que determinam as eleições nos EUA), mostram pesquisas estaduais recentes.
Os resultados mais recentes das pesquisas em cada estado ilustram a grande liderança de Trump. Em Michigan lidera por quatro pontos; em Wisconsin por nove; em Georgia por sete; em Arizona por cinco; em Nevada por dezoito; e em Virgínia por seis pontos. Só na Pensilvânia, Trump está empatado com Biden, e em Minnesota Biden lidera por oito pontos.
O Partido Republicano atribui a liderança nas pesquisas a uma realinhamento político graças ao apelo de Trump aos eleitores das classes trabalhadora e média, bem como às minorias.
Dados recentes de pesquisas da Gallup e da Siena College destacam um declínio no apoio democrata entre eleitores negros, latinos e asiáticos para níveis não vistos em décadas, potencialmente beneficiando a candidatura de Trump.
O Financial Times destacou mudanças na demografia dos eleitores, com o Partido Republicano atraindo eleitores das classes trabalhadora e média de todas as etnias.
Estrategistas atribuíram o ressurgimento de Trump a preocupações com a abordagem de Biden em questões como segurança nas fronteiras, crime e inflação.