O governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth (PSD), assinou nesta terça-feira (6) um decreto que estabelece o Centro de Operações de Emergências (COE) no combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, Chikungunya e Zika. Coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), o COE engloba sete secretarias estaduais e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), unindo esforços para enfrentar a propagação dessas enfermidades.
A primeira ação do COE foi a destinação de R$ 200 milhões do tesouro estadual às prefeituras dos 645 municípios paulistas para o enfrentamento direto do mosquito. O governador em exercício, Felicio Ramuth, ressaltou a importância da colaboração entre o governo estadual e municipalidades, destacando que o apoio técnico e financeiro permitirá investimentos em saúde e ações de prevenção em todo o estado.
O investimento em capacitação, treinamento e monitoramento também faz parte da estratégia de combate à dengue. A Secretaria de Saúde do estado está promovendo ações educativas em escolas, rodovias e pontos de grande circulação, enquanto um sistema online de monitoramento, o Painel de Monitoramento da Dengue, foi lançado para fornecer informações transparentes à população. Além disso, uma iniciativa que visa utilizar tecnologia desenvolvida para controle de pragas agrícolas na luta contra mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, está em andamento.