A StandWithUs , uma organização de educação israelense, publicou nesta quarta-feira (13) uma carta aberta a Lula. A entidade pede que o petista “fale em alto e bom som” que o Hamas é um grupo terrorista.
“Sabemos que Vossa Excelência é uma pessoa aberta, que sabe ouvir, e esperamos que compreenda o quanto seria importante, pela sua influência, que fale em alto e bom som que o Hamas é um grupo terrorista”, diz um trecho da carta.
Lula, desde o início do conflito, fez várias críticas a Israel. “Nessa guerra, depois do ato de terrorismo provocado pelo Hamas, as consequências, a solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi a do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério.” Em resposta, os judeus brasileiros expressaram seu desacordo, destacando que “doem as falsas equivalências”.
A organização pede que Lula se “empenhe” contra o “preconceito” que judeus sofrem no Brasil. A carta diz ainda, que existem manifestações favoráveis ao grupo extremista que ameaçam a “segurança” das famílias israelenses residentes no Brasil. “Não aceitaremos viver sob o temor permanente de ser vítimas do ódio e da violência”.