A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participou nesta segunda- feira (27), da CPI Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs, no Senado.
Marina já havia sido convidada pelo colegiado, mas não apareceu na semana passada. O requerimento para a convocação da ministra foi apresentado pelo senador Marcio Bittar (União-AC), relator da comissão.
A CPI, que investiga o terceiro setor, levantou dúvidas sobre a atuação de Silva. Isso porque Marina, supostamente, privilegia ONGs ao facilitar a distribuição de dinheiro do Fundo Amazônia para essas organizações.
O diretor do (Ipam) Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, André Guimarães, disse que a Ministra é conselheira honoraria da ONG, e que recebeu no ano passado 35 milhões do fundo dos quais 80% gastou com consultorias e viagens. A ministra rebateu e falou que os gastos da ONG estão regulares.
A leitura do relatório final da CPI está prevista para os dias 5 e 12 de dezembro, e o encerramento está agendado para o dia 19. Marcio Bittar ressaltou a importância de cumprir o calendário estabelecido pela comissão.