As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que prenderam o diretor do Hospital Al-Shifa o maior da Faixa de Gaza, localizado no centro da cidade.
Abu Salmiya foi detido para interrogatório após evidências de que o Hospital de Shifa, sob sua gestão, serviu como um centro de comando e controle do Hamas. A IDF, disse que a “situação da rede de túneis do Hamas sob o hospital também explorou a eletricidade e os recursos retirados do hospital.
Além disso, o Hamas guardou armas dentro da unidade de saúde e nos terrenos do hospital. Na quarta-feira (22), foi divulgado um vídeo que mostra a rede de túneis que se estendia do hospital para outros prédios no complexo Al-Shifa.
Segundo as investigações, outros diretores do estabelecimento foram detidos pelas forças israelenses.
O Hamas, o Ministério da Saúde de Gaza e funcionários negaram as acusações de Israel, dizendo que a unidade de saúde da região só foi usada para tratar pacientes.
O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al-Qudra, falou da necessidade de esclarecimentos por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) após a detenção do diretor e dos demais envolvidos.