Com a chegada dos repatriados, Lula fez um discurso em que equiparou os ataques terroristas do Hamas à resposta israelense.
A imprensa israelense não viu com bons olhos. A relação ente os países anda meio estremecida. Nos noticiários israelenses, nesta terça-feira (14), a noticia era sobre a posição do presidente Brasileiro.
O “Times of Israel”, destacou as falas do petista: “O líder do maior país da América Latina ainda acusa Israel de ”jogar bombas onde há crianças, hospitais, no pretexto de que há terroristas ali”. O jornal disse ainda, que representantes da comunidade judaica no Brasil tratam a fala como “errônea”, “injusta” e “perigosa” ao comparar o grupo terrorista ao Estado de Israel.
O ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, ficou em silêncio ao ser questionado pelo site de noticias “UOL” sobre a relação entre seu país e o Brasil.
A situação embaraçosa aconteceu após um evento na sede da ONU nesta terça-feira (14) na qual ele criticou o secretário-geral das Nações Unidas e falou em antissemitismo.