O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou o ataque do grupo Hamas contra Israel como terrorismo e disse que o governo americano vai apoiar os israelenses na guerra.
Biden disse ainda, que foi um “ato de pura maldade”. As declarações foram feitas nesta terça-feira (10), em pronunciamento oficial.
Segundo o presidente quatorze norte-americanos também foram assassinados no ataque que deixou centenas de mortos. Para Biden, a prioridade agora é a segurança dos cidadãos dos EUA que foram sequestrados pelo grupo extremista.
A guerra entre Hamas e Israel será debatida no Congresso americano. O presidente vai colocar o assunto em pauta aos parlamentares quando os trabalhos no Legislativo forem retomados.
Biden quer garantir que Israel tenha recursos para enfrentar o Hamas. Em conversa com representantes de países europeus sobre a guerra, o presidente americano também falou ao telefone com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
“Estamos prontos para enviar recursos adicionais, se necessário. (…) Nossos corações podem estar partidos, mas nossa determinação é clara. Ontem eu também falei com líderes da França, Alemanha, Itália e Reino Unido para discutir os últimos acontecimentos e coordenar uma resposta unificada.”