Vorcaro relata conversas com Ibaneis Rocha e nega acesso ao celular

Redação 011
2 Min
Vorcaro relata conversas com Ibaneis Rocha e nega acesso ao celular
foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Em depoimento realizado no Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (30), o fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, declarou que manteve conversas com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB). Segundo o empresário, os encontros foram de caráter “institucional” e ocorreram em algumas oportunidades, incluindo visitas do governador à sua residência em Brasília. A negociação, anunciada em março de 2025, envolveu o BRB, banco em que Ibaneis é sócio majoritário.

Durante a audiência, conduzida pela delegada federal Janaina Pereira Lima Palazzo e acompanhada pelo procurador da República Ubiratan Cazetta e pelo juiz auxiliar do ministro Dias Toffoli, Carlos Vieira Von Adamek, Vorcaro negou ter buscado apoio político de outras autoridades para acelerar o processo de venda. Questionado sobre a origem dos créditos adquiridos pelo BRB a partir de janeiro de 2025, o empresário afirmou que foram informados como provenientes da empresa Tirreno, dentro de um novo modelo de comercialização de carteiras originadas por terceiros.

A versão apresentada por Vorcaro foi contestada pelo ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, que declarou acreditar que os créditos tinham origem no próprio Master. A divergência entre os dois foi registrada em acareação no STF. Paralelamente, o advogado de defesa de Vorcaro, Roberto Podval, informou que seu cliente não forneceria a senha do celular apreendido pela operação Compliance Zero, alegando risco à privacidade pessoal, sem detalhar quais informações poderiam causar constrangimento.

Compartilhe este artigo