Durante a tradicional romaria fluvial do Círio de Nazaré, em Belém (PA), realizada no último sábado (12), Lula da Silva (PT) enfrentou críticas do público. No momento em que Lula segurou a imagem da Virgem de Nazaré, padroeira do Pará, algumas pessoas começaram a gritar “Vai roubar a santa“. O episódio ocorreu enquanto o petista realizava o ato de colocar a imagem da santa no nicho de vidro do barco principal da procissão, pertencente à Marinha do Brasil.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), conhecida por sua oposição ao governo petista, compartilhou o vídeo em suas redes sociais, reforçando o sentimento de grande parte da população contra Lula. “As instituições podem estar tomadas, mas o povo não é bobo”, escreveu Kicis em seu perfil no X (antigo Twitter). A deputada também comentou que os aplausos só vieram quando a imagem foi devolvida, sugerindo que o alívio se deu após o término da participação de Lula no ato litúrgico.
Lula e sua esposa, Janja, também participaram de outras festividades do Círio no domingo (13), onde o petista recebeu uma imagem da santa de um apoiador devoto. Ainda na sexta-feira (11), Lula havia declarado que pretendia participar do evento religioso para agradecer por sua vida, após uma emergência envolvendo o avião presidencial em sua volta do México, quando a aeronave enfrentou problemas técnicos e precisou voar por horas até conseguir pousar em segurança.