O ex-presidente Donald Trump está ganhando terreno significativo sobre o presidente Joe Biden entre eleitores latinos e negros em cinco dos seis estados-chave que determinarão a próxima eleição presidencial, segundo uma série de novas pesquisas.
As pesquisas, realizadas pelo The New York Times, Siena College e The Philadelphia Inquirer e publicadas na segunda-feira (13), indicam que Trump tem conseguido um apoio notável entre grupos demográficos que anteriormente favoreciam Biden.
Nas eleições de 2020, Biden superou Trump por margens estreitas no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. No entanto, as novas pesquisas mostram que, a menos de seis meses do dia da eleição, Trump lidera entre os eleitores registrados no Arizona (49% contra 42%), Geórgia (49% contra 39%), Michigan (49% contra 42%), Nevada (50% contra 38%) e Pensilvânia (47% contra 44%). Biden mantém uma leve vantagem apenas em Wisconsin, com 47% contra 45%.
A análise mais detalhada das pesquisas revela que Trump e Biden estão praticamente empatados entre os eleitores latinos e os jovens de 18 a 29 anos. Além disso, Trump está obtendo mais de 20% do apoio dos eleitores negros, um nível de respaldo sem precedentes para um candidato presidencial republicano em gerações.
Os resultados também destacam o crescente desejo de mudança entre os eleitores. Quase três quartos dos eleitores acreditam que Trump trará mudanças importantes se vencer em novembro, em comparação com menos de um quarto que diz o mesmo sobre Biden.
Além dos candidatos principais, as pesquisas também avaliaram o impacto dos candidatos independentes e de terceiros partidos, incluindo Robert F. Kennedy Jr., que está captando cerca de 10% do apoio nos seis estados e atraindo eleitores de ambos os partidos de forma equilibrada.