Trump pressiona América Latina a escolher entre parceria com China ou EUA

Redação 011
2 Min
Sonho americano vira 'pesadelo mexicano' para milhões de migrantes ilegais
foto: Official White House Photo by Shealah Craighead

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que os países latino-americanos poderão ter de optar entre estreitar relações com Washington ou com Pequim. A declaração foi dada em entrevista à Fox Noticias (em espanhol), na qual Trump criticou abertamente a presença chinesa no Canal do Panamá e mencionou que “talvez deveriam fazer isso”, referindo-se à decisão panamenha de deixar o projeto Cinturão da Seda. As falas de Trump colocam pressão direta sobre o Brasil, que tem adotado uma postura ambígua diante da disputa sino-americana.

A ofensiva retórica de Trump tem respaldo em seu entorno político. Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, afirmou recentemente que os EUA vão “recuperar o quintal”, em referência à América Latina, criticando duramente o avanço da China na região. A abordagem lembra estratégias do século passado, como a Doutrina Monroe, que priorizava o domínio norte-americano sobre os vizinhos do sul. O reposicionamento dos EUA, agora com tons mais incisivos, pode representar riscos e oportunidades para países que mantêm laços comerciais com ambos os blocos.

Lula (PT) tem reagido às movimentações de Trump de forma crítica, acusando-o de tentar “ditar regras para tudo que vai acontecer no mundo” e defendendo o multilateralismo. Em um evento recente em São Paulo, Lula também atacou políticas protecionistas e disse que o Brasil deve manter “equilíbrio” nas relações comerciais. A retórica do petista, no entanto, contrasta com a pressão internacional crescente e com a inclinação de países como Panamá e outros vizinhos a reverem suas parcerias com a China, colocando o Brasil numa posição delicada, tendo que reavaliar seu alinhamento estratégico com as grandes potências.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.