O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que Israel e o grupo terrorista Hamas concordaram com a primeira fase do acordo de paz para Gaza, após dois anos de intensos bombardeios.
“Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do nosso Plano de Paz. Isso significa que TODOS os reféns serão libertados em breve e Israel retirará suas tropas para uma linha acordada, como os primeiros passos em direção a uma paz forte, duradoura e duradoura. Todas as partes serão tratadas com justiça! Este é um GRANDE Dia para o Mundo Árabe e Muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América, e agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para que este Evento Histórico e Sem Precedentes acontecesse. ABENÇOADOS OS PACIFICADORES!”, disse o norte-americano em sua rede social.
Mais cedo, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, entregou um bilhete ao presidente Donald Trump durante uma reunião na Casa Branca. A mensagem parecia dizer que o acordo estava “muito próximo”. O texto foi fotografado por um profissional da agência Associated Press.