Em um novo capítulo de intensificação dos conflitos no Oriente Médio, Israel realizou ataques aéreos contra alvos houthis no Iêmen neste domingo (29). Este é o terceiro grupo islâmico terrorista a ser alvo de ofensivas israelenses em menos de um mês, após ações contra o Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano. Os houthis, aliados do Hamas, têm lançado mísseis contra Israel nos últimos dias, o que motivou a resposta militar israelense.
De acordo com as Forças Aéreas de Israel, os bombardeios atingiram uma usina elétrica e um porto marítimo na cidade de Hodeidah, controlada pelos houthis. Além disso, o ataque resultou em apagões em grande parte da cidade. Moradores locais relataram à imprensa internacional que quatro pessoas foram mortas e outras 29 ficaram feridas. O governo iraniano, que apoia os houthis, condenou a ofensiva israelense, alertando para possíveis retaliações.
O ataque ocorre em um momento de escalada nos confrontos, com os houthis sendo apontados por Israel como responsáveis por colaborar com milícias iraquianas, sob a direção do Irã, para desestabilizar a região e prejudicar a liberdade de navegação global.