Tebet promete queda nos preços dos alimentos em 60 dias, mas mercado segue cético

Redação 011
2 Min
Tebet pede corte de gastos, enquanto Haddad resiste para proteger base eleitoral
foto: Washington Costa/MPO

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta terça-feira (25) que os preços dos alimentos devem começar a cair nos próximos dois meses. A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministra”, produzido pela EBC. Segundo Tebet, responsável do planejamento financeiro do pais desde o início do terceiro governo Lula (PT), a redução dos preços será resultado das medidas implementadas pelo Governo Federal, apesar da alta expressiva observada nos últimos meses. “Em 60 dias, os preços começam a cair no supermercado”, garantiu.

A ministra atribuiu a inflação dos alimentos a fatores climáticos e quebras de safra, tanto no Brasil quanto em outros países produtores, mas omitiu a participação do governo do qual ela forma parte na crise econômica. Além disso, citou que o governo tem adotado as “medidas certas, na medida certa” para conter a alta, como mudanças nas regras de comercialização de alguns produtos agrícolas. Entre as iniciativas mencionadas está a flexibilização na exigência de selos nacionais para o comércio de ovos entre estados, o que, segundo Tebet, poderá facilitar a oferta do produto e reduzir os custos para o consumidor.

A oposição, no entanto, critica a condução do governo na área econômica e aponta falta de efetividade nas ações adotadas até o momento. O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, afirmou à CNN que o governo “está perdido” e que as medidas implementadas “não trazem eficácia para reduzir o custo dos alimentos”. Segundo ele, a isenção de impostos sobre produtos importados não resolveu o problema e ainda prejudica o setor agropecuário nacional. A Frente Parlamentar da Agricultura defende que o governo mude sua abordagem e pare de “atrapalhar o agronegócio” para garantir maior segurança alimentar e estabilidade de preços.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.