O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) reforçou seu apoio a Jair Bolsonaro (PL) como candidato à Presidência em 2026 durante um evento com lideranças do PL em Guarulhos. O governador de São Paulo defendeu a união da direita para garantir uma vitória expressiva, destacando que Bolsonaro foi responsável por uma “nova era” no Brasil. Sem mencionar a inelegibilidade do ex-presidente, Tarcísio declarou que o foco é trabalhar para que a esperança e a prosperidade retornem ao país, citando como caso de sucesso os quatro anos da direita no Planalto.
Apesar da declaração pública de apoio a Bolsonaro, Tarcísio já admite a aliados a possibilidade de disputar a Presidência caso o ex-presidente não consiga reverter sua inelegibilidade, conforme apuração da CNN Brasil. Segundo fontes próximas ao governador, ele aceitaria concorrer desde que tenha o aval do ex-presidente, algo que ainda não está definido, mas a indefinição sobre o futuro político de Bolsonaro está gerando impasses entre aliados, pois sua permanência como candidato pode bloquear outras alternativas.
O cenário eleitoral também depende da decisão de Lula (PT) sobre sua candidatura em 2026, o que pode influenciar a estratégia da direita. Caso o petista não dispute, a tendência seria Bolsonaro apoiar um de seus filhos, enquanto Tarcísio poderia abrir espaço para uma fragmentação da oposição ao governo petista. Líderes políticos como Ratinho Júnior e Romeu Zema também são cogitados, mas a aposta da direita continua sendo em um nome forte e unificador, seja Bolsonaro ou Tarcísio.