Após ter sido multado pela administração estadual anterior liderada por João Doria (PSDB), por ter se recusado a utilizar máscara, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou um depósito em juízo no valor de R$ 913,3 mil nesta quarta-feira, 16 de agosto, para quitar as penalidades decorrentes de sua infração às regras de proteção contra a Covid-19 no estado de São Paulo. Segundo a GloboNews, o montante depositado refere-se ao acúmulo de multas que Bolsonaro recebeu por não cumprir o uso obrigatório de máscaras.
De forma contrária à abordagem do governo anterior, o atual governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), apresentou um projeto de lei que visa anistiar todas as multas aplicadas por não utilização de máscara durante o período da pandemia da covid-19. Esta iniciativa visa beneficiar não apenas Bolsonaro, mas também todos os indivíduos que foram multados por motivo semelhante no estado.
O texto do projeto de lei foi encaminhado à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta quarta-feira (16). Vale ressaltar que o governo já havia sinalizado na semana anterior sobre sua intenção de enviar uma proposta para tratar desse assunto específico, e beneficiaria não somente indivíduos flagrados sem máscaras, totalizando 579 pessoas em 135 municípios paulistas, mas também estabelecimentos comerciais e eventos clandestinos, que receberam mais de 10 mil multas durante o período da pandemia.