O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou neste sábado (6) que a direita começará a organizar sua estratégia para as eleições de 2026 já a partir de 2024. A fala ocorreu durante o CPAC Brasil, evento conservador realizado em Balneário Camboriú (SC), que reuniu figuras proeminentes do conservadorismo nacional e internacional. Tarcísio adotou um tom eleitoral, destacando a importância de consolidar compromissos e esforços desde agora. “Este ano é um ano de fazer compromisso. Este ano é um ano de dar a cara a tapa. É um ano de fazer esforço. Porque este ano a gente começa a construir o que vai ser 2026”, afirmou o governador, que discursou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante o evento, Tarcísio de Freitas defendeu a gestão de Bolsonaro, alegando que o ex-presidente foi alvo constante de narrativas durante seu mandato. Ele afirmou que Bolsonaro foi o melhor presidente que o Brasil já teve, ressaltando a importância de sua liderança para a direita brasileira. “A gente vem sendo bombardeado com narrativa o tempo todo. E foi assim na gestão do melhor presidente da República que nós já tivemos”, disse Tarcísio, que é considerado o nome favorito de Bolsonaro para disputar a presidência em 2026, caso o ex-presidente permaneça inelegível.
Além das declarações de Tarcísio, o evento CPAC Brasil contou com a participação de figuras internacionais, como o presidente argentino Javier Milei, e diversos políticos brasileiros, incluindo os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). O encontro buscou unir e motivar a base conservadora, com o objetivo de ampliar o número de aliados em prefeituras nas eleições municipais de outubro, preparando o terreno para a eleição presidencial de 2026.