O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve uma aprovação de 68,7% dos paulistas, conforme levantamento do Instituto Brasmarket divulgado nesta quinta-feira (4). A pesquisa também indicou uma reprovação de 22,9% para o governador, consolidando sua posição como um dos líderes estaduais mais populares do Brasil e fortalecendo a possibilidade de se apresentar como candidato presidencial em 2026, diante da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ronaldo Caiado, governador de Goiás pelo União Brasil, é o mais bem avaliado do país, com 83,9% de aprovação e apenas 9% de desaprovação. Outros governadores que se destacaram na pesquisa incluem Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins, com 76,2% de aprovação, e Ratinho Jr (PSD), do Paraná, com 75,7%. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), também está entre os mais bem avaliados, com 74,5% de aprovação.
O levantamento também avaliou a percepção dos eleitores sobre cinco áreas prioritárias: Segurança Pública, Saúde, Infraestrutura, Educação e Assistência Social. A pesquisa revelou que os governadores com menor índice de aprovação são Cláudio Castro, do Rio de Janeiro (PL), seguido por Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte. Segundo o Brasmarket, o estudo ouviu 13,7 mil eleitores em 25 estados e no Distrito Federal.