O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou a prisão de dois suspeitos de atuar em incêndios criminosos no interior do estado. Um deles foi preso na Região de Ribeirão Preto e o outro em Batatais – ambos no interior paulista. Uma megaoperação começou no fim de semana, quando o Governo de São Paulo decretou emergência por 180 dias em 45 municípios. Também foi criado um gabinete de crise para organizar e potencializar as operações de combate ao fogo.
Tarcísio confirmou um plano emergencial para ampliar atendimentos de saúde em resposta às queimadas após uma reunião com representantes de 26 cidades. O plano prevê ampliação em serviços de telemedicina, com médicos 24 horas por dia, e reorganização de triagens par encaminhamento de casos mais graves para hospitais de referência, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
Poltronas e leitos de observação serão destinados a atendimentos de emergência. Além disso, moradores de rua terão acesso a kits de higiene com máscara e água potável, além de pontos de hidratação.
A Polícia Federal já abriu inquéritos para apurar as causas das queimadas em São Paulo.