O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux determinou a abertura de um inquérito para investigar as condutas do deputado federal André Janones (Avante-MG). O parlamentar é suspeito de praticar “rachadinha” em seu próprio gabinete. O ministro aceitou um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República.
“Verifica-se que os pedidos de diligências formulados pelo Ministério Público Federal se encontram fundamentados nos indícios de suposta prática criminosa revelados até o momento. Nesse contexto, a suspeita de prática criminosa envolvendo detentor de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal demanda esclarecimentos”, disse Fux.
Segundo a PGR, é preciso esclarecer se houve ‘sistemáticos repasses ao agente político de parte dos recursos públicos destinados ao pagamento das remunerações desses servidores, prática popularmente conhecida como rachadinha’. As investigações começaram com a revelação de um áudio em que o deputado pede a assessores parte do salário deles para pagar despesas de campanha. A verba seria usada para cobrir um rombo de R$ 675 mil nas contas do político.
André Janones, um apoiador ferrenho de Lula, se diz vítima de uma perseguição política e nega estar envolvido nessas denúncias.