O Plenário do Senado aprovou o projeto que prevê medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros. O texto do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) seguiu para a Câmara, onde não deve encontrar resistência. Para o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o projeto é importantíssimo para o momento em que o mundo está vivendo. Ele destacou o fato de a matéria ter sido aprovada de forma unânime, com 70 votos.
Já o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), criticou o que chamou de omissão do Governo em relação à questão das tarifas. Ele disse apoiar o projeto, mas apontou que a votação no Plenário, para acelerar o processo, deve ser vista como uma ‘excepcionalidade’ e que o recurso pedido pelo PT não seja recorrente.
O texto prevê que o Governo Federal poderá agir para combater decisões unilaterais estrangeiras que violem e prejudiquem acordos comerciais do Brasil, além da aplicação de sobretaxas. O projeto também autoriza a realização de consultas diplomáticas para mitigar ou anular os efeitos das medidas e contramedidas.
Fonte: Agência Senado