Lula tem reunião marcada para o início da noite desta segunda-feira (8) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto. O tema do encontro será a sucessão no comando da Petrobras. Essa reunião entre ambos chegou a ser marcada para a noite de domingo (7), mas Lula desmarcou e marcou novamente. O motivo desse ‘vai e vem’ teria sido o vazamento da agenda extraoficial.
A expectativa é de Haddad interceda a favor da permanência de Jean Paul Prates na presidência da maior estatal do país, sob argumento de que não haveria motivos técnicos para sua demissão. A crise na companhia expôs uma absoluta falta de coordenação do atual governo. A crise ganhou novos contornos com a decisão de não pagar os dividendos extraordinários aos acionistas, num movimento que desagradou o mercado financeiro e contrariou Prates.
A situação se complicou ainda mais quando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitiu em entrevista haver conflito entre o papel dele com o atual presidente da petrolífera.
Aloizio Mercadante, atual presidente do BNDES, tem grande chance de assumir a estatal.