Quase metade da população brasileira acredita que a segurança pública piorou desde o início do Governo Lula, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas. A percepção negativa foi registrada por 45,8% dos entrevistados, enquanto 33,9% afirmam que a situação se manteve igual à gestão anterior. Apenas 17,2% enxergam melhora no setor, e 3,1% não souberam opinar. O resultado reforça o desgaste da atual administração petista, que já enfrenta desaprovação de 49,2% dos brasileiros.
A pesquisa também revela que o sentimento de insegurança é mais acentuado nas regiões Sul e Sudeste, onde 53,8% e 47,5% dos entrevistados, respectivamente, apontam piora na segurança. No Norte e Centro-Oeste, o índice é de 44,7%, enquanto no Nordeste, tradicional reduto eleitoral do petista, 39,9% compartilham da mesma avaliação. Os dados foram coletados entre os dias 21 e 24 de outubro, com uma amostra de 2.020 pessoas em todo o país entre, uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O levantamento é divulgado em meio à repercussão da megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou na prisão de 113 criminosos e na apreensão de mais de uma centena fuzis e mais de meia tonelada de drogas. A ação, considerada a maior da história do estado, envolveu 2.500 agentes e teve como objetivo conter a expansão do Comando Vermelho. Após o relatório da Polícia Civil, o governador Cláudio Castro solicitou ao Governo Federal vagas em presídios federais para isolar lideranças criminosas, destacando a necessidade de ações mais efetivas contra o crime organizado.





 
		 
		
 
		 
		 
		


