O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), publicou em suas redes sociais um vídeo em que defende o voto nulo para as eleições de 2024. Ele criticou, principalmente, o posicionamento dos candidatos de centro na política.
“Fazem tudo que o outro lado faz, só que disfarçados muitas vezes de bons moços ou melhores moços”. “Esse tipo de gente são os que vão atrás para perseguir a direita, que fazem esquemas muitas vezes para atrapalhar a direita não querendo que a direita tenha espaço, justamente para eles continuarem sendo a grande solução de consenso contra a esquerda. Só que não nos esqueçamos que essa turma vota com esquerda muitas vezes. Basta pagar”. Afirmou.
Para Salles, a direita tem musculatura para “não se curvar” ao discurso do voto útil. No vídeo, ele não citou o nome de nenhum candidato, mas criticou a postura dos eleitores de votarem no “menos pior”.
“Temos que ter vergonha na cara assumir a nossa posição, aquilo em que nós acreditamos. Dizer: se não tem candidato bom, compatível com aquilo que a gente quer, é para isso que existe voto nulo. Você anula o voto e se livra dessa gente”, afirmou o deputado.
Embora não esteja explícito, Salles estaria se referindo à candidatura de Ricardo Nunes (MDB-PL). O PL e aliados apoiam a reeleição de Nunes como estratégia para evitar a vitória de Boulos na cidade de São Paulo.
A declaração ocorre após o forte manifesto da direita realizado no dia 25 de fevereiro, na Avenida Paulista. O ato, que contou com a presença de autoridades políticas e milhares de pessoas, mostra a força do conservadorismo no país.