Uma recente pesquisa do instituto Gerp, divulgada pela EXAME, mostra que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), lidera a corrida eleitoral pela prefeitura com 21% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) aparece logo atrás com 20%. Embora a diferença entre os dois esteja dentro da margem de erro de 3,16 pontos percentuais, a liderança de Nunes destaca-se em um contexto de crescente preocupação com a segurança pública na cidade. A pesquisa também revelou que 46% dos paulistanos apontam a segurança como o principal problema da capital, seguido pela falta de profissionais de saúde, mencionada por 30% dos entrevistados.
Apesar da segurança pública ser uma atribuição primária do governo estadual e federal, os pré-candidatos têm ensaiado propostas para lidar com o tema, refletindo a alta demanda da população por soluções. Além da segurança, outros problemas como desemprego, moradores de rua, falta de moradia, trânsito e o alto custo de vida também foram destacados pelos eleitores. Segundo os dados, o prefeito Ricardo Nunes tem seu maior apoio na zona sul de São Paulo, onde alcança 23% das intenções de voto, enquanto Boulos lidera na zona oeste com 26%.
Entre os demais candidatos, Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) aparecem empatados com 9% das intenções de voto, seguidos por Tabata Amaral (PSB) com 6% e Kim Kataguiri (União) com 3%. Marçal tem um destaque específico na zona norte, onde registra 17%. Já Tabata Amaral atinge 20% na região central, sendo a única área onde figura isoladamente na terceira posição. Em relação ao perfil dos eleitores, Nunes enfrenta dificuldades entre os mais jovens, especialmente na faixa etária de 18 a 24 anos, onde possui apenas 10% das intenções, enquanto Boulos e Marçal se destacam com 20% e 19%, respectivamente.