Durante entrevista, o presidente russo elogiou avanços de seu exército na ofensiva na Ucrânia. O chefe do Kremlin falou que atualmente as tropas russas na Ucrânia são compostas por 617 mil soldados.
Após mais de um ano, Vladimir Putin, voltou a realizar nesta quinta-feira (14) sua coletiva de imprensa anual, na qual responde a perguntas de jornalistas, e tudo é transmitido ao vivo pela televisão estatal. Na entrevista o mandatário destacou que os objetivos da Rússia na Ucrânia permanecem “inalterados”.
“Haverá paz quando atingirmos nossos objetivos. Eles não mudaram. Vou lembrá-los do que falamos na época: a desnazificação da Ucrânia, sua desmilitarização, seu status neutro”, afirmou o presidente da Rússia.
Putin disse ainda que a Ucrânia havia perdido alguns combatentes, enquanto tentava garantir um ponto de apoio na margem leste do rio Dnipro.
“Acho que é uma atitude estúpida e irresponsável por parte da liderança política do país”, afirmou Putin. “É uma tragédia, acredito, para eles”.
A sua intervenção militar em grande escala contra Kiev se aproxima da marca dos dois anos. Segundo a ONU mais de 10 mil civis foram mortos na Ucrânia desde a invasão do exército russo em fevereiro de 2022, alertando que o número real provavelmente será muito maior.