O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o presidente Joe Biden seria melhor para a Rússia do que Donald Trump, chamando-o de “tradicional” e “previsível”.
Putin expressou seus sentimentos sobre Biden durante uma entrevista à emissora Rossiya 1 TV.
“[Biden] é uma pessoa mais experiente e previsível. Ele é um político do estilo antigo. Mas vamos trabalhar com qualquer líder dos Estados Unidos, que seja confiável pelo povo americano”, disse Putin. É importante lembrar que Putin ordenou a invasão de seu país vizinho, a Ucrânia, durante a presidência de Biden.
Putin disse que é menos ameaçante o estado de saúde de Biden do que a posição de Washington sobre a Rússia, a qual chamou de “extremamente prejudicial e errônea”.
A Casa Branca respondeu aos comentários de Putin, pedindo para que ele se mantivesse afastado. “O Sr. Putin deveria se manter fora das eleições americanas”, disse o porta-voz da Casa Branca.
Críticos do ex-presidente Donald Trump o acusavam há muito tempo de ser um “ativo russo” ou “marionete de Putin” devido à sua disposição de ter relações diplomáticas com o país enquanto mantinha uma política externa dura projetada para impedi-lo de manobras agressivas.
Em sua recente entrevista com Tucker Carlson, Putin disse que não tinha planos de invadir a Polônia, membro da OTAN, e arriscar iniciar a Terceira Guerra Mundial.
“Isso está absolutamente fora de questão. Você simplesmente não precisa ser nenhum tipo de analista. Vai contra o bom senso se envolver em algum tipo de guerra global e uma guerra global levará toda a humanidade à beira da destruição. É óbvio”, disse ele.