Após encontro com governadores nesta segunda-feira (15), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que, ainda em abril, deve ser apresentado Projeto de Lei para tratar da renegociação das dívidas dos estados com a União. O parlamentar explicou que os governadores sugerem reduzir os indexadores e, em contrapartida, os estados fariam investimentos em educação e infraestrutura.
“Nós sabemos que o plano de recuperação judicial acaba não resolvendo o problema, sacrifica servidores públicos dos Estados, especialmente do Estado de Minas Gerais, acaba por vender os ativos que o Estado tem, de forma pouco sustentável. São inúmeras ideias que estão sendo discutidas neste momento”, afirmou o parlamentar.
Pacheco deixou clara a possibilidade de um programa para que os estados sejam aliviados das dívidas e voltem a investir em infraestrutura, educação e saúde.
“Nós certamente faremos a convergência da União com os Estados no âmbito do Congresso Nacional”, concluiu.
Participaram Claudio Castro, do Rio de Janeiro, Romeu Zema de Minas Gerais, Tarcísio de Freitas de São Paulo, Ronaldo Caiado de Goiás e Gabriel de Souza, governador em exercício do Rio Grande do Sul.