A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse sem meias-palavras que os Estados Unidos deveriam ser chamados de ‘América Mexicana’. Foi uma reação direta a Donald Trump, que criou uma polêmica ao afirmar, em tom de provocação, que o Golfo do México deveria levar o nome de ‘Golfo da América’.
“Obviamente, o nome do Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas. Por que não chamamos de América Mexicana? Parece bom, não é? Ele falou sobre o nome, nós também falamos sobre o nome”, disparou Sheinbaum.
Ainda assim, ela manifestou o desejo de manter uma relação cordial com Trump. Claudia Sheinbaum citou a interação entre o republicano e o ex-presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, como um exemplo de relações bilaterais.
Mas Trump promete endurecer o jogo e já ameaçou impor tarifas de 25% ao México para impedir a entrada de imigrantes e de drogas pela fronteira sul dos EUA. Também anunciou que vai declarar os cartéis mexicanos como terroristas, medida que já considerava em seu mandato anterior.