O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou o líder do PSD na Casa, Omar Aziz (AM), para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre o escândalo dos descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o parlamentar, ainda não há acordo formal entre os líderes partidários, mas ao que tudo indica, a comissão será presidida pelo mesmo senador que atuou à frente da CPMI sobre a pandemia da Covid-19.
Alcolumbre já afirmou que marcará para 17 de junho uma sessão do Congresso para ler o pedido feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MS) para a criação da comissão considerada mista entre Câmara e Senado. Em paralelo, a base de apoio a Lula tenta barrar os trabalhos. Segundo investigação da Polícia Federal, a fraude começou em 2019, mas avançou principalmente durante a atual gestão petista.
Esse roubo, que pode passar dos R$ 6 bilhões, já derrubou o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, dois homens considerados de confiança pelo Planalto.