A cidade de São Paulo deu um passo em direção aos seus objetivos de transição energética ao receber uma frota de 50 ônibus elétricos a bateria na segunda-feira (18). Essa entrega faz parte do compromisso da cidade com a mobilidade elétrica, como parte do seu plano de transição energética previsto em lei, que visa eletrificar pelo menos 20% da frota municipal de ônibus até 2024.
O evento de entrega, realizado na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Durante a cerimônia, os primeiros ônibus elétricos, fabricados pela Eletra e equipados com baterias da WEG e carrocerias da Caio, foram entregues.
Com a aquisição desses ônibus elétricos, o prefeito Ricardo Nunes pretende eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da cidade até 2024, o que se traduz em aproximadamente 2.600 ônibus elétricos circulando nas ruas da maior cidade do pais em pouco mais de um ano.
A implementação dos ônibus elétricos está alinhada com as metas de descarbonização e transição energética estabelecidas na Lei 16.802, dentro do Programa de Metas 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, tendo como objetivo reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono de origem fóssil até 2028 e atingir a neutralidade de carbono até 2038.
Vale ressaltar que os ônibus elétricos devem proporcionar economia operacional, com redução de pelo menos 50% nos custos de manutenção e de pelo menos 65% nos custos com combustível em comparação com veículos a diesel, de acordo com estimativas da empresa Enel X e dos fabricantes de ônibus elétricos do mercado.
RETIRADA DOS TRÓLEBUS
Em uma entrevista recente à Rádio CBN, o prefeito Ricardo Nunes expressou sua intenção de retirar os trólebus de circulação, um sistema que opera na cidade desde 1949 e possui uma infraestrutura consolidada. O prefeito criticou o sistema de trólebus, mesmo quando sua administração aborda questões relacionadas ao clima, observando que metade da poluição do ar proveniente de veículos está relacionada aos ônibus a diesel.