A Polícia Federal deflagra, desde a manhã desta sexta-feira (18) uma operação contra integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por suspeita de omissão nos atos de 8 de janeiro. Os nomes dos alvos ainda são mantidos sob sigilo, o comandante-geral da PM-DF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o ex-comandante da corporação, coronel Fábio Augusto Vieira, estariam na mira dos agentes.
A PF cumpre sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os alvos são suspeitos de omissão durante os atos de 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. As prisões foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República, após ter apresentado denúncia.
Segundo a investigação, baseada em provas existentes, os denunciados “conheciam previamente os riscos e aderiram de forma dolosa ao resultado criminoso previsível, omitindo-se no cumprimento do dever funcional de agir”.
A Polícia Militar do Distrito Federal afirmou em nota que a Corregedoria da corporação acompanha o andamento da operação.