Já passou de 1,5 milhão o número de solicitações de reembolso sobre os descontos indevidos na folha de pagamento do INSS. Até agora, 41 associações foram contestadas e serão investigadas pelo roubo contra aposentados e pensionistas. Os segurados podem fazer a consulta pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento 135 e assim descobrirem e solicitarem o reembolso.
As empresas responsáveis por descontar os valores na folha de pagamento terão 15 dias úteis para apresentar os documentos que comprovem a autorização de débito desses valores. Do contrário, o prazo é de mais 15 dias para devolução total. Vale reforçar que o depósito não será feito diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e evitar novas fraudes. O valor será restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.
O escândalo foi descoberto após uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União. Os descontos indevidos aconteciam desde 2019 e se intensificaram na atual gestão do PT. As fraudes podem chegar a R$ 6,3 bilhões.