O pastor Silas Malafaia criticou duramente o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por não dar andamento ao processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Durante manifestação na Avenida Paulista, neste sábado (7), Malafaia destacou a responsabilidade de Pacheco em definir o futuro do pedido de destituição de Moraes, afirmando que o senador “está sentado em cima do impeachment”. O evento contou com a presença de várias figuras da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Além de Malafaia, outros políticos de destaque também criticaram Pacheco. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) chamou o presidente do Senado de “covarde”, enquanto Bia Kicis (PL-DF) anunciou que a oposição pretende obstruir as atividades da Câmara até que Pacheco permita o avanço do processo de impeachment de Moraes. A pressão sobre Pacheco vem crescendo, com pelo menos 152 congressistas já declarando apoio à destituição do ministro, de acordo com o site Votos de Deputados, que monitora as intenções de voto no Congresso.
A manifestação foi organizada por Malafaia, que alugou dois trios elétricos para o evento. Além de críticas ao STF, os participantes também protestaram contra o inquérito das fake news e a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, defendendo a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Moraes, por sua vez, participou do desfile cívico-militar em Brasília, com apoio explícito do governo Lula (PT), que tem reiterado seu respaldo ao ministro, especialmente diante as decisões que vulneram a liberdade de expressão.