Thiago Trindade, neto de Lula (PT), lançou um desafio em um vídeo publicado no Instagram. Ele pediu para aqueles que chamam seu avô de “ladrão” apresentarem provas concretas de corrupção. “Faz pelo menos uns 40 anos que falam que o meu avô é o maior ladrão da história do Brasil, mas ninguém nunca apresentou uma única prova de que ele tenha roubado 1 único centavo, nem no Brasil, nem fora”, afirmou Thiago.
O neto do líder petista também criticou a atuação de Sergio Moro e Deltan Dallagnol na Operação Lava Jato, sugerindo que os críticos de Lula liguem para Moro e Dallagnol para perguntarem sobre as provas. “O próprio Dallagnol disse ‘não temos provas cabais, temos apenas convicção’ “, destacou Thiago no vídeo. Ele ainda provocou, dizendo que quem provar os crimes de Lula se tornará “o herói nacional da direita e irá ganhar muito dinheiro”.
Em 2018 Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, tendo uma pena de segunda Instância de 12 anos e 1 mês. Posteriormente, em 2019, foi condenado no caso do sítio em Atibaia, somando uma pena total de 17 anos, 1 mês e 10 dias. Embora tenha sido solto em 2019 devido à decisão do STF sobre o “trânsito em julgado”, Lula teve apenas duas condenações anuladas, não sendo absolvido em todos os processos em que era acusado.