O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara, diz não ter dúvidas de que o veto imposto por Lula, em prorrogar a desoneração da folha de pagamento, será derrubado. A medida barrada pelo presidente era um benefício aos setores da economia que mais empregam no país e valeria até 2027. Marcos Pereira deixou claro que, se o ato não for derrubado, muitos empregos poderão ser eliminados.
“Óbvio que você desonerar a folha para 17 setores não é o ideal. O ideal é que tivéssemos uma desoneração mais ampla. Mas é o que é possível, é o que vem sendo praticado há alguns anos. Há um clima e um sentimento amplo para que esse veto seja derrubado.”, disse.
Para o senador Efraim Filho (União-PB), autor do projeto que prorroga a medida, não há clima para esperar uma alternativa da equipe econômica à proposta: “O governo teve dez meses para preparar uma proposta e não o fez. Devido à demora na apresentação da proposta e ao tempo exíguo, o melhor caminho será derrubar o veto”, afirmou.