Lula quer comprar um avião para a Presidência da República, além de outras aeronaves para o uso de ministros. Segundo ele, a decisão faz parte de uma lição que ele tirou após a aeronave que o transportava do México para o Brasil apresentar um problema técnico e precisar realizar um pouso de emergência.
“Vamos comprar não apenas um avião, mas alguns aviões. Precisamos nos preparar. Pedi para que Ministro da Defesa nos faça uma proposta”, afirmou. O petista disse ainda que a aquisição não é direcionada para ele ou qualquer outro nome, mas para a instituição, seja quem for o presidente.
O avião da Força Aérea Brasileira que transporta Lula e uma comissão formada por ministros e outras autoridades conseguiu pousar em segurança na Cidade do México às 22h16 de terça-feira (1º) após cinco horas de sobrevoo. A aeronave apresentou um problema técnico após decolar da capital mexicana com destino ao Brasil e precisou gastar o combustível no ar para poder fazer o pouso.
O Airbus A319, chamado de VC-1 pela FAB, é o avião presidencial brasileiro desde 2005. Uma aeronave semelhante, mas atualizada, custa atualmente cerca de R$ 500 milhões.