Na manhã desta segunda-feira (8), a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (sem partido), aceitou ser candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições municipais de 2024, conforme noticiado pelo portal G1 e confirmado por aliados do pré-candidato à prefeitura. O encontro aconteceu durante uma reunião com Lula (PT) no Palácio do Planalto.
Marta, que deixou o PT em 2015 após 33 anos de filiação, vinha negociando seu retorno ao partido desde o ano passado. A decisão de aceitar a posição de vice foi tomada após a conversa com Lula. Para formalizar seu retorno ao PT, Marta terá que renunciar ao cargo de secretária municipal de Relações Internacionais que ocupa na gestão de Ricardo Nunes (MDB) contra quem irá concorrer.
Marta, que foi prefeita da capital paulista entre 2001 e 2004, enfrentará o desafio de deixar seu cargo na prefeitura para se juntar a Boulos na disputa eleitoral. Atualmente, o prefeito Ricardo Nunes buscará a reeleição e enfrentará a chapa encabeçada por Boulos nas eleições de outubro. O veto de Jair Bolsonaro (PL) em agosto, quando Marta teria sido indicada como vice na chapa à reeleição de Nunes, destacou a cautela do presidente em relação ao histórico petista da ex-prefeita. O Partido Liberal aguarda a decisão do ex-presidente para formalizar qualquer apoio a Nunes ou a outro candidato alinhado com as ideias conservadoras.