O ex-secretário de Cultura e atual deputado federal, Mário Frias (PL-SP), criticou a Lei da Ficha Limpa. O parlamentar deixou claro a sua indignação e apontou diretamente para a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), punido com a legislação em vigor.
“Essa conversa de que a Lei da Ficha Limpa é para impedir criminoso de se candidatar se esbarra na realidade de um ex-condenado como o Lula presidente e de um Bolsonaro podendo ficar inelegível, pela ridícula acusação de golpe de Estado”, afirmou Frias.
Ele ressaltou ainda que a mesma lei permitiu que Lula participasse das eleições de 2022, mas impossibilita a candidatura de Bolsonaro neste momento. No caso do petista, o juiz do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, foi quem anulou as condenações na Operação Lava Jato.
Neste momento, boa parte do Congresso se mobiliza para avançar em um projeto de lei complementar, de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), que pretende diminuir de 8 para 2 anos o tempo de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa. Sendo assim, o ex-presidente e líder da Direita no Brasil poderia enfrentar Lula nas próximas eleições.