O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) expôs a situação preocupante enfrentada pelos Correios. O parlamentar afirmou que a estatal corre o risco de um colapso operacional e financeiro. Em 2023, o déficit da empresa foi de R$ 440 milhões e subiu para R$ 3,2 bilhões no ano passado.
“Transportadoras terceirizadas, responsáveis por sustentar a espinha dorsal da distribuição postal no Brasil, relatam mais de 60 dias sem receber pagamentos regulares. Os Correios pagaram parcialmente, 5%, 10%, até mesmo 1% dos valores devidos, sem explicações formais, sem cronograma de regularização, sem qualquer nota oficial ou transparência por parte da presidência da empresa”, disse.
Pontes afirmou que o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, deveria prestar contas publicamente. O senador também manifestou a intenção de convocar uma audiência pública para debater a situação.
“É preciso agir, e com urgência. Não podemos permitir que, por má gestão, desorganização e silêncio institucional, o Brasil assista passivamente à prisão dos Correios e, quero lembrar, com ela, à família também de milhares que hoje sustentam a malha logística do país”, concluiu.
Depois da Petrobras no passado, talvez estejamos diante de um novo ‘Watergate’ do PT.