O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), desponta como o mais influente nas redes sociais, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (10). O levantamento, realizado em parceria com a empresa Codecs, revela que Marçal acumulou 32 milhões de interações entre 26 de agosto e 1º de setembro, número que supera em oito vezes o engajamento combinado de todos os outros concorrentes. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) aparece em segundo lugar, com 2,1 milhões de interações, seguido por Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), ambas com 1 milhão.
Além de liderar em interações, Marçal também tem o maior número de seguidores no Instagram entre os candidatos, com 4,4 milhões de perfis conectados. O segundo colocado, Boulos, possui 2,3 milhões de seguidores, enquanto os outros candidatos, como Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB), ficam significativamente atrás. Marçal, cuja estratégia digital tem sido central para sua campanha, tem apostado fortemente na produção de conteúdo online, mesmo após a suspensão temporária de suas redes pelo TRE-SP, quando rapidamente migrou para uma conta reserva.
A influência digital de Marçal tem gerado polêmica dentro do espectro bolsonarista, especialmente após sua ausência no evento organizado pelo pastor Silas Malafaia no último sábado (7). Apesar de se desculpar publicamente e afirmar que estava vindo da América Central, a ausência gerou críticas, incluindo acusações de que ele teria medo do ministro Alexandre de Moraes. Mesmo assim, o empresário mantém uma base fiel de seguidores, e continua disputando de forma acirrada o segundo turno contra Guilherme Boulos e Ricardo Nunes.