Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que 55% dos eleitores brasileiros rejeitam a ideia de um novo mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, enquanto 42% acreditam que ele merece outra chance.
É interessante notar que Lula tem mais apoio no Nordeste, onde 60% dos eleitores defendem uma nova oportunidade para ele, contrastando com a maior rejeição no Sudeste, onde 63% são contra. Além disso, o perfil do eleitorado mostra que Lula é mais apoiado entre aqueles com renda de até 2 salários mínimos e com ensino fundamental, enquanto enfrenta maior oposição entre aqueles com até cinco salários mínimos e com ensino superior.
A rejeição a um novo mandato também se ampliou entre as mulheres, entre elas, 52% rejeitam um novo mandato ao petista (são 59% entre os homens), e 45% os que apoiam (38% no eleitorado masculino). Esses dados fornecem uma visão abrangente das perspectivas políticas dos brasileiros em relação à Lula e suas chances futuras.
A pesquisa também questionou sobre outros possíveis nomes para as eleições de 2026.
Outras opções, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o de Minas, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União) possuem menor probabilidade de rejeição. A pesquisa também mediu quem seria a melhor opção para substituir Bolsonaro nas urnas em 2026 como nome da direita. Despontaram Michelle Bolsonaro (28%) e Tarcísio de Freitas (24%).
O estudo da Genial/Quaest contou com a participação de 2.045 eleitores e foi realizado de forma presencial entre os dias 2 e 6 de maio, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.