O presidente francês, Emmanuel Macron, dissolveu o Parlamento e convocou novas eleições legislativas para o fim deste mês. A decisão foi tomada após a ‘extrema direita’ ganhar a votação para o parlamento Europeu.
“Decidi devolver a vocês a escolha do seu futuro parlamentar por meio do voto. Portanto, estou dissolvendo a Assembleia Nacional esta noite”, disse Macron no anúncio surpreendente.
“Esta decisão é séria, pesada. Mas é, acima de tudo, um ato de confiança. Confiança em vocês, meus caros compatriotas. Na capacidade do povo francês de tomar a decisão mais justa”, acrescentou o presidente francês.
O líder do partido de direita União Nacional Jordan Bardella, também se manifestou em uma audiência na sede do RN. “Essa derrota sem precedentes para o atual governo marca o fim de um ciclo e o Dia 1 da era pós-Macron”.
Nas últimas eleições legislativas realizadas em 2022, a coalizão ‘Ensemble’, incluindo o partido ‘Renascimento’ de Macron, não conseguiu uma maioria geral e teve que buscar ajuda em outro lugar.
Agora, Macron busca reverter a desvantagem na Assembleia Nacional e conter a ascensão da direita no país. O primeiro turno das novas eleições está marcado para 30 de junho, com um possível segundo turno em 7 de julho.