O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, certamente se complicou ao disparar contra o próprio Governo Federal durante a Comissão de Previdência da Câmara.
“A Previdência Social tem problemas de fraude há muitos anos. Não é de hoje, há muitos anos. Coibir essa fraude é uma tarefa muito difícil, porque, como já falei, não é uma estrutura micro, como você pode assinar um papel e resolver”, afirmou o ministro, que também é deputado federal e presidente nacional do PDT.
Lupi voltou a negar omissões à frente do ministério para tratar das denúncias do INSS, sobre os descontos indevidos aos aposentados e pensionistas que passam dos R$ 6 bilhões.
“Demorou, demorou, sim, não tenho vergonha de dizer, gostaria que fosse mais rápido. Não conseguimos detectar e, aliás, se for falar a verdade, falar como fala o jovem ‘na vera’, isso acontece em todas as instituições”, completou.
As palavras do ministro vão ao encontro da ‘velha política brasileira’, de que os casos de corrupção são comuns, mas sempre há algo importante sendo feito nesse combate. Mas ao dizer que isso acontece em todas as instituições, o político considerado próximo a Lula deve explicações e, no mínimo, uma investigação deve ser feita sobre uma afirmação de tamanha gravidade.