Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada. Ele escorregou, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. O acidente aconteceu logo após seu retorno de São Paulo para Brasília. O petista estava preparando as malas ao lado de Janja quando tudo aconteceu. Ambos iriam embarcar para a Rússia, rumo à Cúpula dos Brics, mas a viagem foi cancelada.
Por recomendação médica, Lula está temporariamente impedido de realizar voos longos e vai participar do evento por meio de videoconferência. O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e inclui também, desde o ano passado, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim médico.