Os 22 brasileiros e 10 palestinos que estavam na Faixa de Gaza chegaram ao Brasil às 23h24min de segunda-feira (13), horário de Brasília.
A espera durou um mês para que o grupo tivesse autorização do Egito e de Israel para atravessar a fronteira e embarcar na aeronave da FAB.
O avião fez uma parada técnica em Recife (PE) e depois aterrissou em Brasília. Os repatriados foram recebidos pelo presidente Lula (PT), pela primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Flávio Dino (Justiça) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).
O grupo passará duas noites em um alojamento na Base Aérea, onde serão atendidos por assistentes sociais, além de receberem atendimento médico e psicológico.
O ministro Mauro Vieira reforçou o trabalho da diplomacia brasileira na repatriação dos brasileiros e disse aos jornalistas : “Vamos continuar trabalhando através das embaixadas em Hamala, Tel Aviv e no Cairo para localizar outros brasileiros que estejam na região e queiram voltar”.
Ele destacou ainda que Itamaraty vai continuar trabalhando no Conselho de Segurança das Nações Unidas para negociar uma pausa humanitária para que possam sair os feridos e os reféns.
Lembrando que ao todo foram sete listas, até este grupo conseguir autorização para sair da zona de guerra. Ainda não existe uma segunda lista para resgatar brasileiros de Gaza.
De acordo com o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, outras pessoas manifestaram interesse em sair do território, mas não confirmaram.